sexta-feira, 27 de maio de 2011

O palhaço que me encantou

  Entre os últimos anos tenho a real percepção de que todas às minhas quartas-feiras sempre foram os melhores dias da semana. E olha que eu sempre disse isso pra mim mesmo. Se tem alguma coisa que me surpreende, é a tal da quarta-feira. Não tem jeito!
   Lá vou eu, com minha cabeça lá pelas tabelas, com um humor franco para qualquer jornaleiro notar, uma série de papeis na mão, um livro para completar, o cansaço do dia querendo repousar, uma noite estrelada cheia de esperança e um palhaço no semáforo que iria me encantar. Realmente, foi ele que me fez ganhar a minha noite, quem sabe não foi ele que me ajudou a vencer o meu dia?
   Então, Sinal vermelho. Parada para ver o rapaz brilhar. Tempo curto, mas segundos longos.  Carros e mais carros. Pessoas atravessando a faixa e eu, fingindo não olhar, com a cabeça baixa. Impossível!
   Ele com uma blusa amarela, suspensório, bermuda preta, nariz de palhaço e aquela maquiagem no rosto pra ninguém colocar defeito. Na medida em que eu me aproximava, ele fazia questão de aumentar os seus truques, digno de sua sabedoria. Labarismo, fogos e o melhor: o poder do “encantar”.
   De repente resolvo diminuir as minhas leves passadas como um sinal de querer descobrir o que aquele homem com uma bela pintura no rosto, aparentando ter uns 27 anos, estava querendo me falar. Sem ação e com todos me observando, não teve outra, deixei me encantar pelo palhaço. Era obvio que ele só queria me fazer sorrir. No mesmo momento, fiz questão de lhe retribuir a sua obra. Recordo-me de ter retirado a minha carteira do bolso, analisei por alguns segundos. A cédula de menor valor que tinha no momento era a de dois reais. Entreguei o dinheiro em suas mãos e pude perceber o brio em seus olhos, era como se o brilho fosse uma demonstração de sinceridade após o ocorrido. Sem falar nada, continuei seguindo a direção na qual eu pretendia chegar e sem querer derramei uma lágrima no caminho. E pensei: Após longas jornadas e horas esse foi o único que me fez sorrir hoje, cogitei.
    No dia seguinte, quinta-feira, pude lhe encontrar. Lá estava ele se preparando no banco da Praça de Nova Friburgo – RJ, para encantar outra pessoa à noite. De imediato, cheguei perto dele e lhe cumprimentei. Perguntei-lhe: tudo bem? Retribui de imediato com um sorriso sincero e me respondeu: Tudo bem rapaz. Bem mesmo esta as coisas pra você.
   Fiquei aturdido e com a sua fala expressiva em meus pensamentos por uns oito segundos, mas não disse que as coisas não estavam indo muito bem como o programado e nem os fatos que ocorreram no mês de maio comigo, afinal, era um problema só meu. Conversei com ele cerca de uns dois minutos, pois eu estava com pressa. Ele era um homem muito bonito por sinal, com ideologias fortes e marcantes. Analisei rapidamente a sua linha de raciocínio e percebi que era um homem de classe média e muito inteligente pra variar. Era percebível, fiz questão de ficar quietinho só a lhe observar cognitivamente.
   O palhaço não sabe, mais foi ele que salvou o meu dia, há minha semana e o meu mês inteiro de maio. Não tem preço nenhum que pague o sorriso que ele me tirou e os dois reais que lhe dei, ah, ele merece muito mais do que isso. Por esse motivo, e por tentar retribuir o que ele me fez. Desejei só coisas boas, vibrações positivas e dentre elas pedi que ele nunca parasse de encantar ninguém, principalmente alguém que tenha o mesmo perfil como o meu. De fácil compreensão.
   O artista soube reconhecer o outro artista. Foi isso que me chamou a atenção.
   Espero poder reencontrar ele outras vezes, já que, só estava de passagem na cidade. Douglas é uma das melhores pessoas que alguém pode conhecer. Foi exatamente dedicado para ele, o meu texto do mês no blog. O melhor que pude fazer e também compartilhar com vocês. O mérito que aprendi: o de encantar.

   Bruno Coelho

15 comentários:

  1. Hoje não é quarta feira e sim sabado, não me fezeste sorri, e sim chorar. Tomara que todos tivesse um palhaço nas suas quartas feira para poder sorri. Beijos

    ResponderExcluir
  2. seu blog é muito bom e seus trabalhos são ótimos, abraçosssss e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por seguir meu blog, gostei muito do seu.Quarta, meio da semana, o equilíbrio perfeito pra poder continuar a vida e as jornadas de trabalho. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por chegar a meu espaço e também poder desfrutar de tuas letras para mim me encantou

    Um abraço e uma semana linda

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Bruno.
    Com muita leveza e simplicidade expressar seu pensamento... Gostei! Estou te seguindo. Quando sobrar um tempinho me visite, se gostar e retribuir agradeço.

    Grande abraço.
    Batista.

    ResponderExcluir
  6. Meu amooor! Adorei o texto!
    A foto que vc escolheu pra postar tb é linda! *_*
    beijosssss!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi amigo Bruno!
    Sabias que a quarta feira também é meu dia preferido?
    Parabens pelo seu cantinho....
    Obrigada pela presença em meu cantinho!
    Apareça sempre!!!
    Fka na graça de Deus!
    Marly

    ResponderExcluir
  8. Amanhã, ou melhor, agora já é quarta feira. Espero que o dia seja incrível e outros palhaços apareçam a te roubar um sorriso.

    Que lindo relato.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Xiiii hoje é segunda feira! vc gosta tbém né? rsrsrs
    Vim lhe dar as boas vindas lá no bloguito!

    Aeja sempre bem vindo por lá!

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Estou deixando o convite para que visites o meu blog, fique a vontade para também comentar.
    És bem vindo no meu espaço, pois o criei para abençoar vidas...

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Ósculo Santo!

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  11. Já estou a 6 meses na minha Viagem.
    Só tenho a agradecer o carinho recebido
    e não foi pouco não.
    Espero em Deus permanecer
    viajando muito tempo dando
    e recebendo carinho e amor.
    Obrigada a você por viajar junto comigo.
    Um feliz Domingo deixando para você
    carinho e beijos meus,Evanir.
    Te Sigo.

    ResponderExcluir
  12. Uma cena humorística sempre nos traz alegria, q suas quartas-feiras sejam sempre um bom começo

    ResponderExcluir
  13. Bruno lindo o seu depoimento.
    Sabe, aprendi que quando menos esperamos e quando mais precisamos aparecem "anjos" no nosso caminho, e ai aprendemos e sorrimos...
    Abraços coloridos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bruno!
    Gostei muito do que li...para mim parecia que estava vendo uma fotografia do que aconteceu, do palhaço, de você...
    Que legal, tomara que possamos ganhar todos os outros dias ao nos depararmos com um panorama assim, tão humano e cheia de encanto!
    Obrigada por sua visita e por fazer parte dos meus seguidores no blog que não é meu, é de Deus e de todos os que se juntarem a mim.
    Com certeza vou vir aqui outras vezes.
    Ah, visita o blog dos meus filhos, são bem interessantes. Uma é jornalista como você, a Fernanda: palavranapauta.blogspot,com
    o outro é o Filipe, que é professor de inglês, fissurado em cinema, um tremendo conhecedor de filmes: lendo, vendo e escrevendo/ filipemalafaia.blogspot.com; e a Ester, que está estudando publicidade: Conjugando-me/ estermalafaia.blogspot.com
    Tenho certeza que vc vai gostar.
    Deus te abençoe e continue assim cheio de sensibilidade!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Bruno

    O duro é ter nascido em um país onde o povo é mero coadjuvante do grande picadeiro. Muito bom o seu texto.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir